Diante da necessidade de discutir os próprios caminhos a serem seguidos, onde a decisão da escolha cabe ao sujeito, pois este é o próprio agente da mudança, principalmente quando se trata de discutir o desenvolvimento e as variáveis que o cercam, o CEADES, elaborou uma proposta metodológica para Formação de Agentes de Desenvolvimento.
Os fatores ligados diretamente ao desenvolvimento como, por exemplo, questões econômicas, políticas institucionais e ambientais, culturais, dentre outras, são assuntos abordados na mencionada Formação que está sendo realizada nos três estados do Sul do Brasil.
Em parceria com Ministério da Pesca, o CEADES promove essa ação, neste primeiro momento, voltado mais especificamente ao público dos territórios da Aquicultura e Pesca (A&P). Os agentes desempenham papel importante e tem por objetivo discutir as próprias políticas públicas para a A&P, bem como pensar as estratégias de produção e comércio de pescados no território.
Temáticas abordadas:Com o objetivo de discutir assuntos de interesse dos participantes e relevantes para a comunidade, a proposta da Formação é fazer uma abordagem de temáticas como: Desenvolvimento sustentável, Políticas Públicas e Instrumentos de Gestão; Elaboração, Execução e Monitoramento de Projetos e, Democracia e Participação Qualificada. Estes estudos serão realizados em 02 módulos, com duração de 16 horas cada um.
Agenda do Curso:
Com o objetivo de realizar três cursos, um em cada estado do sul, o primeiro aconteceu no Paraná,Território de Lindeiros, município de Santa Helena, entre os dias 27 a 29 de Abril. O primeiro módulo contou com 33 participantes, entre eles: pescadores, aquicultores, alunos de mestrado do curso de Engenharia de Pesca e representantes de prefeituras. O segundo módulo do curso de Lindeiros tem previsão para ser realizado na segunda quinzena de Junho.
Confraternização
A colônia de pescadores do território de Lindeiros oferece todas as sextas-feiras um jantar para a comunidade. Com a realização do Curso de Formação de Agentes de Desenvolvimento, a colônia anfitriã acolheu os visitantes de forma especial, servindo todas as noites um delicioso jantar a base de peixe. Nestes momentos houve a possibilidade de confraternização entre todos os participantes.
O Dever de Casa
Para por em prática os temas abordados no curso, os alunos participantes do primeiro módulo, terão a tarefa selecionar os assuntos que eles julgam necessários a serem abordados no segundo modulo do curso. Espera-se dessa forma, que os participantes identifiquem suas principais dificuldades e ao mesmo tempo proponham as devidas soluções para as mesmas, viabilizando o desenvolvimento sustentável da A &P em seu território.
Uma vez resolvido o dever de casa, aquicultores e pescadores passam entender melhor a cadeia produtiva da pesca e aquicultura e os arranjos sócio-produtivos que a mesma tem com outras cadeias produtivas existentes na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário