Escrito pelo Eng. de Pesca Arcangelo Signor
terça feira, 17 de maio de 2011
Da mesma forma que a pesca e aquicultura, a industrialização de alimentos ganha espaço à medida que cresce a importância de seu consumo e o rápido aumento da população. Assim, é praticamente impossível fugir a um processamento industrial, uma vez que parcela significativa da população tem seus requerimentos nutricionais supridos fora de casa.
A industrialização do pescado tem ganhado espaço no mercado, tendo em vista que os consumidores estão mais preocupados com sua saúde e o valor nutricional dos alimentos. Dessa forma, o pescado passou a ser mais consumido em função do seu excelente e incontestável valor nutritivo.
No entanto, justamente em função de seus nutrientes e outras características intrínsecas, o pescado é um dos alimentos mais suscetíveis a deterioração tanto enzimática quanto microbiana, por isso, devem ser observadas as Boas Práticas de Fabricação em todas as etapas da cadeia produtiva e técnicas adequadas de conservação.
Neste sentido, o Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA, em parceira com Instituto de Estudos e Assessoria ao Desenvolvimento - CEADES, realizaram no mês de março de 2011, no município de Santa Helena-PR, um processo de capacitação dos pescadores, no qual foram debatidos os seguintes temas: boas práticas de fabricação de produtos de origem animal; técnicas de processamento e conservação; agregação de valor, tecnologia e industrialização do pescado; higienização pessoal e das instalações; processamento de pescado: melhorando a apresentação do produto; inclusão de pescado na merenda escolar e adaptação da cozinha industrial para produção de alimentos.
Devidamente capacitados, poderão fornecer produtos diferenciados ao mercado consumidor, o que consequentemente lhes proporcionará maior satisfação pessoal e renda familiar.
OPINIÃO DOS PARTICIPANTES:
“O curso foi muito importante, pois apresentou novas metodologias de para elaboração de produtos, possibilitando a diversificação das formas de comercialização e agregando valor ao peixe capturado. Com a capacitação foi possível observar novas metodologias de higiene pessoal, utensílios e com o próprio pescado” relata Natalina Biancati.
Para Lírio Hoffmann “a implantação da cozinha industrial” vai auxiliar os pescadores na comercialização do pescado produzindo novas formas de produtos, agregação de valor e consequentemente uma melhor comercialização. Os cursos demonstraram a importância da higiene e qualidade dos peixes capturados, desde a forma de captura e o armazenamento em caixas térmicas adequadas. Isto é importante, pois peixeiros estão parando de comprar, em função da fiscalização dos órgãos responsáveis e com isso os pescadores não estão tendo comercio para os peixes”.
Na percepção de Antonio Carlos Nogueira “o momento mais importante do curso foi a parte da higiene e qualidade dos peixes durante a manipulação pescado. Se ocorrer contaminação, pode prejudicar a saúde dos consumidores e levar a uma infecção generalizada, principalmente com a carne mecanicamente separada (CMS) que vai para a merenda escolar, onde as crianças são atendidas. Os produtores de polpa devem ser mais conscientes e perceber que estão servindo alimento para crianças e cuidar da higiene durante todo o processo. Desde a captura, armazenamento em caixas térmicas com gelo, até a manipulação para a obtenção da CMS, é fundamental o cuidado com a higiene dos materiais utilizados. Da mesma forma, cuidar para que não ocorra a contaminação cruzada durante a embalagem e transporte da polpa, obtendo, assim, um alimento livre de contaminantes”
Paulo Roberto Machajewski, articulador no Território dos Lindeiros, afirma que “A pesca é principal fonte de renda para mais de 2.500 pescadores que estão presente no Território Lindeiros do Oeste do Paraná, por isso, é fundamental melhorar os processos de captura e processamento do pescado.
Assim, a capacitação realizada pelo MPA em parceria com o CEADES teve por objetivo despertar a atenção dos produtores para necessidade de cuidar dos aspectos de qualidade do produto final para os consumidores. A partir da efetiva aplicação dos aspectos abordados, certamente os resultados aparecerão de maneira eficaz para elevar significativamente a produção atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário